Avançar para o conteúdo principal

Benvindo Ao Norte

Realizador:
Dany Boon

Argumentistas:
Dany Boon
Alexandre Charlot
Franck Magnier

Data de Lançamento (Portugal):
18 Setembro 2008

Género:
Comédia

Enredo:
Após ser descoberto numa tentativa de transferência como deficiente para um lugar como Director dos Correios na Côte d'Azur, é recolocado em Bergues, antiga cidade mineira no Norte de França (Nor Pa-de-Calais) como punição.
A terra dos "Ch'tis", nome dado aos habitantes pelo seu sotaque peculiar, é tida como um lugar não só sub-desenvolvido, frio e árido,(por oposição ao "Chul", ou Sul) como também com uma população retardada, sem maneiras e alcoólica.
Assim, o novo director mente no Sul para manter a esposa feliz na sensação que o marido sofre, ao mesmo tempo que se tenta ambientar no novo posto de trabalho, e na nova linguagem.




Comentário:
Adorei. Já não me ria assim há bastante tempo.
Desde a paranóia dos amigos aos falsos estereótipos que são lançados para trás e para diante, à hospitalidade dos "Ch'tis", tudo é lindo, extremamente bem construído e com uma comicidade enormíssima, não fosse o argumento escrito por um cómico bem conhecido frânces "ch'ti" .
Curiosidade: este é agora o filme francês mais visto em França, tendo destronado um filme que se mantinha na 1ª posição desde os anos 60. Só isto deve dar uma dica da qualidade da peça.
Conselho de amigo, vão ver esta peça se sentirem mal com a vida, se se quiserem rir com os amigos. Vale bastante a pena.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Beowulf (Beowulf)

Realizador: Robert Zemeckis Argumento: Neil Gaiman , Roger Avary Data de lançamento: 23 de Novembro de 2007 Agapito's Opinion: É o relato animado/real da história épica de Beowulf, um aventureiro a quem é pedido que elimine o monstro Grendel, ao que a mãe de Grendel executa vingança. A história não é nova, pelo que fica aqui o link para a Wikipédia, caso estejam interessados em saber... Não há muito a dizer: os desenhos estão bem feitos, basearam-se nos actores. O único ponto de interesse será o facto de haver uma opção digital e em 3D, que precisa de óculos para se ter a percepção do espaço mais profunda. É um bom filme de entretenimento, para quem não quer usar o cérebro. MauMau's Opinion: Bem a minha opinião é um pouco diferente uma vez que eu adorei o filme, não vi a versão em 3d fiquei-me pela digital no Campo Pequeno... tenho que dizer que adorei a qualidade... em termos de produção o melhor filme em 3D até hoje batento de longe o Final Fantasy. O filme

São Jorge (2016) [SPOILERS]

Realizador: Marco Martins Argumento: Ricardo Adolfo , Marco Martins Data de lançamento (Portugal): 09 de Março de 2017 Género: Drama Enredo: O filme começa como costumam começar os filmes portugueses: com um enorme e incómodo silêncio. Entretanto, surge um texto que explica o contexto do filme: o ano de 2011 é o chamado "ano da Troika (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e União Europeia)", onde esta "entidade" intervém na economia portuguesa para resolver o problema crescente da dívida, quer soberana, quer das famílias e empresas, que se vêem sem meios de pagar essas dívidas. É neste contexto que um antigo boxeador desempregado se vê obrigado a trabalhar como "agente activo" (nomenclatura inventada) numa agência de cobrança de dívidas, para convencer a mãe do seu filho a não voltar para o Brasil. Opinião[SPOILERS](Agapito): O trailer fez-me criar imensas expectativas: um excelente elenco, uma narrativa apelativa, um